sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Poética do espaço é tema de exposição no CCGM

Muito mais do que uma produção artística, a exposição “Cantos” – em exibição no Centro Cultural Gilberto Mayer até o dia 31 de agosto – é uma reflexão filosófica. O casal Andréia Pessutti Rampini e Fernando Nagai propõe um diálogo que deixa claro a unidade entre as obras. Com temática baseada nas teorias do filósofo Gaston Bachelard, ela apresenta instalações em madeira e ele 12 fotografias. Devaneios, cantos e conchas são as inspirações dos artistas, que têm o propósito de levar o público à reflexão sobre espaços habitados. A abertura será nesta sexta-feira (03), às 20 horas.
Segundo Andréia, a idéia surgiu a partir de seus estudos em educação. “Observei este autor há algum tempo no mestrado e fui instigada a promover uma intervenção nos espaços trabalhados. Minha pesquisa propunha uma maneira diferente de organizar os espaços de uma sala de aula de forma a torná-la mais apta a atividades lúdicas. Depois disso, trouxe a mesma análise às artes e trabalhei as imagens para que provocassem a memória do observador. As obras chamam o público a habitá-las e permitem interações”, explica.


Andréia entende arte como algo impregnado no ser humano. “Arte está relacionada com a vida. Tenho interesse desde a adolescência e não me vejo fazendo outra coisa, assim como Fernando desenvolveu naturalmente a sensibilidade artística que o levou ao seu trabalho. No entanto, é um processo que construímos a cada nova experiência”, diz.

Para ela, que trabalha com artes plásticas e educação, e o marido, fotógrafo há mais de 10 anos, trabalhar em um mesmo projeto significa ter afinidades de idéias. “Antes de tudo, foi este o motivo que nos levou a unir as artes. Fernando, apesar de ter um olhar aguçado pela prática em sua função, nunca havia produzido uma exposição artística e esta união resulta em um crescimento para ambos. Temos projetos de levar a mostra adiante”, completa Andréia, se referindo aos salões de artes que tem em mente. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. A realização é da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura.
Informações pelo telefone 3321-2121 - Museu de Arte de Cascavel


SERVIÇO Exposição “Cantos”, de Andréia Pessutti Rampini e Fernando Nagai Centro Cultural Gilberto Mayer Até 31 de agosto
Visitação de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30
Informações pelo telefone 8403-7775 (Andréia)


www.cascavel.pr.gov.br/cultura

Jornalista responsável
Evandro Karvat – (45) 9934-1527

Nenhum comentário: